Atividades do” Setembro Amarelo”na Etec de Heliópolis

Setembro Amarelo- Etec Heliópolis

A ETEC Heliópolis preparou para o mês de setembro algumas ações voltadas á prevenção do suicídio, acompanhando a campanha nacional ” Setembro Amarelo” ,que é  uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) iniciada em 2015.

O Grupo de Pré -Iniciação Científica , que é um projeto da Etec em parceria com Instituto de Psicologia da USP, colocou pela escola alguns murais onde constam trechos do livro

 ” VIVER é a melhor opção” do Jornalista André Trigueiro, abordando o tema “suicídio com  dados, e principalmente com mensagens que direcionam a forma de ajudar o próximo.

O grupo ainda fez um painel em formato de árvore com recados de otimismo que poderão ser retirados e substituídos por outros. O enfoque  da ação está voltado para formas de prevenção e total atenção as pessoas próximas de nós, que podem estar passando por momentos difíceis, e ás vezes, pela rotina corrida de uma cidade grande, deixamos de perceber.

Ainda durante esse mês, um grupo de alunos do 3° ano Beta, do Ensino Médio realizará a aplicação de um questionário para os alunos dos Etims e Ensino Médio regular, de algumas características relacionadas a doenças que podem estar associadas ao suicídio. Após a aplicação, produzirão gráficos que demonstrem os resultados obtidos na escola. Esses gráficos serão apresentados na Feira de Ciências que acontece em novembro. Serão distribuídas pelo grupo fitinhas amarelas para os alunos durante a aplicação dos questionários.

“A escola é um espaço importante onde a prevenção deve ser trabalhada. O acesso a informação é imprescindível para melhor elucidar os sintomas desse problema que atinge os jovens e suas famílias.  Infelizmente o suicídio ainda é um assunto pouco discutido, dado que existe uma resistência em se debater sobre o tema que ainda  é visto pela sociedade como um grande tabu”.

About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *