ETEC HELIÓPOLIS

A ETEC Heliópolis foi construída a pedido dos representantes da comunidade local UNAS (União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João Climaco), Órgão não Governamental que é administrado pelos moradores da região. Moradores estes que não se conformavam com o cenário da falta de oportunidades de qualificação profissional para os jovens da região. Estes representantes buscaram auxílio junto à Prefeitura Municipal SP e ao Governo Estadual SP a fim de mudar a história da região objetivando torná-la um bairro educador, e foi a partir dessa iniciativa que esse grupo de moradores conseguiu a construção da Etec  que hoje faz parte de um CEU ( CEU Heliópolis- Profª Arlete Persoli) onde estão agrupados os seguintes equipamentos:

UnidadesEscolares:

  • 3 Centros de Educação Infantil ;
  •  EMEI Antonio Francisco Lisboa;
  •  EMEF Presidente Campos Sallles ;

 

Infraestrutura do CEU: Espaço Multiuso ,Ginásio Poliesportivo ,Biblioteca e Torre da Cidadania

A ETEC Heliópolis que representa uma vitória para essa comunidade ou melhor, um sonho realizado, foi inaugurada em 28 de Setembro de 2009 , teve suas atividades iniciadas em agosto de 2009  com os cursos técnicos modulares de : Administração , Design de Interiores ,Informática e  Nutrição e Dietética. A partir de 2010 foram implantados os cursos técnico em Edificações e o Ensino Médio Regular. Em 2012 ocorreu a implantação do Ensino Integral com o curso Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática (Etim de Informática) e no ano de 2013 foi implantado o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Nutrição e Dietética (Etim de Nutrição), e em 2014 o curso integrado EJA Edificações.

Nestes anos um dos grandes desafios da escola era fazer com que os jovens da comunidade local acreditassem em sua capacidade de frequentar um curso na Etec, e hoje este desafio está quase que superado, pois cerca de 90% dos jovens que frequentam a Etec são moradores da comunidade de Heliópolis e do  entorno, fato este que  contribui   para uma  maior integração entre comunidade e a escola.

Até 2016, já se formaram na Etec Heliópolis mais de 3500 jovens . Para 2017 continuaremos a atender a comunidade local oferendo os seguintes cursos:

  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Edificações;
  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Nutrição e Dietética;
  • Etim de Informática;
  • Etim de Nutrição e Dietética;
  • Ensino Médio  

Ressaltamos ainda que o projeto arquitetônico da Etec Heliópolis foi elaborado pelo famoso arquiteto Ruy Ohtake, que criou um estilo arrojado para uma escola que encanta todos que chegam pela sua primeira vez ao espaço, pois é diferenciado, agradável e de extrema beleza.

Nossa Etec tem como proposta pedagógica trabalhar com projetos interdisciplinares e que atendam a comunidade externa. Objetivamos que nossos alunos apliquem os conhecimentos teóricos e práticos aprendidos em sala de aula, em projetos que contribuam para sua formação acadêmica e que desenvolvam atitudes que contribuam para a construção de uma sociedade melhor para todos.